top of page

Programa: Sentido do Natal

  • Ação Jovem
  • 20 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

Objetivo do programa:

Mostrar ao jovem que mais do que comemorar o Natal, é possível observa-lo com princípios cristãos que devem perdurar rodo ano.

Introdução

O Natal foi chamado de “época encantadora”. E realmente é. Há muito tempo atrás, no primeiro Natal, o encantamento tocou apenas uma pequena parte do mundo, mas como a luz aurora vai aumentando, assim também a gloria do primeiro advento foi crescendo através dos séculos ate que envolveu o mundo todo com o calor extraordinário acontecimento.

A verdadeira mensagem de Natal, que enche o coração dos cristãos de amor e admiração, consiste na bondade do Deus do universo em fazer com que a humanidade participe de Sua família. “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós”, diz o apóstolo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito”.

Desenvolvimento

Se vamos ao presépio de Belem e ali vemos a sombra da cruz, quer sejamos sábio ou ignorante, grandes ou pequenos, jovens ou mais de idade, nossa ansiedade se aquietam e nossas duvidas se desvanecem. Isso é amor divino. E somente um amor assim poderia ter feito um sacrifício tão grande. Nosso coração, maravilhado, exclama: “ Que é o homem mortal para que Te lembres dele...?”

Belém inspira nosso coração de amor, fé e admiração e nos faz cantar “Vinde, e adoremos a Cristo o Senhor”.

Alguns pensam que o Natal perdeu seu significado, que está se tornando muito comercial. Mas isso não precisa acontecer; seu encanto e amor podem ser irradiados de nossos lares. Nas alegres reuniões familiares em comemoração do Natal podemos ter em mente uma reunião mais feliz em que o Pai eterno dará as boas vindas a Seus filhos.

Uma das coisas mais agradáveis do Natal é o intercambio de saudações entre amigos e parentes. Muitas vezes é a única vez que temos noticias de alguns amigos. Como aguardamos esses cumprimentos! Animam-nos e deixam-nos satisfeitos quando lemos cada uma de suas palavras.

Além disso, a comemoração do dia de natal nos ajuda a sentir a supremacia da vida coletiva sobre a vida individual. Lembra cada pessoa que deve ajustar de quando em quando seu próprio relógio pelo grande relógio da humanidade, que funciona pelo amor- amor a Deus e amor ou próximo.

Observando o Natal

O Natal é comemorado no dia 25 de Dezembro. Mas sua observância pode ser colocada em pratica dia a dia através de princípios de fraternidade e alegria.

Observar o Natal é muito mais do que simplesmente comemora-lo. Siginifica concentrar-se um pouco e buscar fazer dessa época festiva uma data significativa não só para você, Mas para seu próximo, para seus vizinhos, seus familiares, amigos e para o mundo.

Para observar o natal preciso estar disposto a escurecer os favores que você fez para outras pessoas, e lembrar o que elas fizeram por você; esquecer o que o mundo lhe deve e pensar no que você deve ao mundo; pôr os seus direitos na retaguarda, seus deveres a meia distancia e suas oportunidades na linha de frente.

Observar o natal é ver que seus semelhantes são seres tão reais quanto você mesmo e optar por tratar-lhes com respeito, como você gosta de ser tratado. É oferecer ao seu semelhante algo de bom, um pouco de felicidade.

Ter o espirito do Natal não é esperar que a vida lhe dê tudo o que você ama, mas amar tudo o que você tem, e estar satisfeito assim.

Observar o Natal é fechar o livro das queixas contra o mundo e buscar em volta de você mesmo algum lugar onde possa semear umas poucas sementes de felicidade.

Por fim, observar o Natal é estar disposto a ser atento com crianças, a estender uma mão de auxilio ao fraco, a ter mais ânsia de amar do que ser amado, a alimentar sua lâmpada para que dê luz e faça menos fumaça.

Acima de tudo, observar o natal é ter como exemplo Aquele que faz aniversario nessa data, que tão desprendidamente veio ao mundo tornar-se apenas humano. E que amou você de uma forma inexplicável, completa e eterna.

Conclusão

Que o Natal seja especial para você. Que além dos presentes e votos de felicidade que vai receber, você receba o dom de saber observar o Natal; mais que isso, que você receba o dom de observar Aquele que deu origem ao Natal de uma forma doce, tão simples e tão incompreensível. Que Jesus abençoe você, seus familiares e seu Natal.

 
 
 

Comments


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Recent Posts

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page